segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Sistema de graduação



Filosofia

A graduação é indicador do grau atingido pelo praticante dentro de uma determinada área, identificando a hierarquia, mérito e conhecimento do praticante.
Porém de nada adiantará obter graduações se ela não servir para você.
Como assim? Simples.
Se você possuir graduações com a intenção de adquirir, respeito, mérito e conhecimento em relação aos outros praticantes, cada um deles, tendo uma visão pessoal a seu respeito, nunca concordarão que seu grau obtido é verdadeiramente merecido.
Porém, se cada grau for obtido com a intenção de desenvolvimento pessoal de acordo com seu objetivo, esforço, capacidade e desempenho, o grau determinará uma conquista em relação a você mesmo.
Suas conquistas íntimas, ninguém pode lhe tirar.



Método


  • Cada praticante poderá decidir sobre seguir ou não o sistema de graduação, não influenciando no treinamento geral.
  • O sistema de graduação é dividido em três Trilhas as quais objetivam o autodesenvolvimento.
  • Cada graduação em cada Trilha terá uma avaliação diferente para cada praticante, pois, o objetivo a ser alcançado em cada graduação será decidido pelo próprio praticante em conjunto com o Mediador.
  • Antes de decidir, cada praticante deve perceber qual Trilha ele tem mais afinidade, no momento da escolha, pois sua evolução dependerá de seu desenvolvimento dentro e fora das aulas (é aconselhável ao praticante, observar todos os aspectos que está vivenciando).
  • Não é necessário percorrer uma Trilha inteira antes de iniciar em outra.
  • Não será permitida a busca por mais de uma graduação simultaneamente.

O aluno que definir seguir o sistema de graduação poderá escolher entre as seguintes Trilhas:

NKIMBA
Corpo



A essência da Trilha Nkimba tem suas raízes em culturas africanas e sua graduação baseia-se nas cores e domínios de 14 orixás. É sugerido ao praticante dessa trilha, que conheça mais sobre as culturas africanas, seus costumes e fundamentos para que possa ter um melhor aproveitamento.

Significado: Interiorização do corpo.

Origem do nome: Amálgama das palavras nkenda (caminho interior) e etimba (corpo) do dialeto quimbundo e umbundo respectivamente.

Aspecto principal: Corpo.

Principais influências culturais: Povos africanos.

Graduação: Mukolo (corda no dialeto quimbundo).

TAÑKI

Mente
A Trilha Tañki é baseada nas filosofias de povos orientais e tem sua graduação baseada nas qualidades relativas de cada chakra. É sugerido ao praticante dessa trilha, que conheça mais sobre as culturas orientais, suas práticas, costumes e fundamentos para que possa ter um melhor aproveitamento.

Significado: Explorar o Sopro do Dragão.

Origem do nome: Amálgama das palavras Tao (caminho), jñána (conhecimento) e ki (essência espiritual/energia) dos idiomas chinês, sânscrito e japonês respectivamente.

Aspecto principal: Mente.

Principais influências culturais: Povos orientais.

Graduação: Tóujin - 头巾 (lenço em chinês).

DIORAMA

Espírito

O fundamento da Trilha Diorama vem dos povos primitivos e sua graduação é baseada nas qualidades relativas dos elementos da natureza. É sugerido ao praticante dessa trilha, que conheça mais sobre os povos primitivos, suas práticas e costumes para que possa ter um melhor aproveitamento.

Significado: Zelar a alma.

Origem do nome: Amálgama dos termos xamânicos diablero (curador/a) e anima (alma).

Aspecto principal: Espírito.

Principais influências culturais: Civilizações antigas.

Graduação: Sama (fio em tupi-guarani).

Nenhum comentário:

Postar um comentário